Educação a distância e as novas gerações

  Boa tarde, nos textos anteriores foi apresentado duas reflexões, no texto "As atuais gerações e o contexto em sala de aula" foi apresentado uma síntese que descreve as gerações que estiveram e estarão em sala de aula, apresentamos a característica e diferenças entre cada uma delas. Em um outro momento foi apresentado um estudo sobre a "Educação a distância" onde esclarecemos algumas dúvidas sobre o assunto.
Hoje iremos realizar uma união destes dois conteúdos e abordar a Educação a distância e as novas gerações. 
Fonte:http://gepoteriko.pbworks.com/w/page/76333604/EDUCA%C3%87%C3%83O%20%C3%80%20DIST%C3%82NCIA
Vimos que para as gerações atuais (Gerações x e y) que ingressam ao ensino a distância muitos tem dificuldade de adaptação as metodologias aplicadas pelas instituições de ensino. Os jovens que estão ingressando atualmente no ensino superior ainda possuem uma dependência na hora de estudar, ficando desorientado em como e o que fazer diante de centenas de conteúdos apresentados. As instituições de ensino precisam e forçam o aluno ser autodidata, o que deixa quem ingressa um pouco desorientado. O desencontro com o que lhe foi apresentado em todas as outras etapas de sua formação e sua defasagem na base da educação fazem com que o jovem que entra na educação a distância no Brasil tenha muita dificuldade na hora de levar a diante seu estudo.
A questão que queremos levantar é, será que para a geração Z e geração Alpha essa metodologia de ensino é tão complicada como para as gerações anteriores? Jovens que cresceram submersos as inovações tecnológicas possuem tanta resistência de adaptação? Acostumados a terem informações rápidas e acesso fácil a conteúdos, esses jovens possuem um perfil adequado para a educação a distância. Sendo assim, levantamos a questão. Será que para as gerações Z e Alpha as instituições de ensino a distância serão as mais procuradas? Bom, essa resposta ainda não temos. O que sabemos é que esses jovens estão revolucionando a educação, professores desde a educação básica estão se adequando e revendo conceitos em relação a educação e tecnologia para atender a essa geração sedenta a conhecimento instantâneo. 
Jovens tecnológicos e educação tecnológica, será essa a revolução necessária para o ensino de qualidade para a educação brasileira?




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As atuais gerações e o contexto em sala de aula

Portal Educacional de Criciúma

Apresentação